O Procon anunciou nesta segunda-feira (16/3) que já foram registrados 1.902 atendimentos relacionados a problemas consumeristas gerados pelo coronavírus (como o cancelamento de viagens e eventos).
Das quase duas mil ocorrências, 1.329 foram reclamações e 573 foram consultas. Entre as reclamações, 679 foram contra agências de viagens e 546 contra companhias aéreas.
Os protestos também envolvem cruzeiros (43 casos), programas de fidelidade (43 casos) e problemas com ingressos e eventos (19 queixas no total).
As reclamações, segundo o órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, estão sendo encaminhadas às empresas, que deverão apresentar soluções viáveis e satisfatórias a cada caso específico.
Direitos do consumidor
O Procon aproveitou para informar que as empresas devem negociar alternativas que não prejudiquem os consumidores, como postergar viagens e eventos para data futura; restituir valores já pagos; ou traçar acordos com o consumidor.
O Procon aproveitou para informar que as empresas devem negociar alternativas que não prejudiquem os consumidores, como postergar viagens e eventos para data futura; restituir valores já pagos; ou traçar acordos com o consumidor.
O órgão disse ainda que é importante que os clientes sigam as orientações de instituições competentes, como a Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e secretarias.
Revista Consultor Jurídico, 16 de março de 2020, 16h52
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