Direito Civil
- Atualizado em
Como Comprovar a União Estável?
Entenda o que é a União Estável e como comprovar a sua existência
Por isso, a comprovação da união estável envolve a apresentação de documentos e testemunhos capazes de demonstrar a existência de uma convivência duradoura, pública e contínua.
Por duradoura, entende-se que além de existir durante um tempo razoável, a relação deve ter um prazo de duração indefinido, tendo o casal o projeto de constituir uma família e se manter junto.
Antigamente, era necessário que o casal estivesse junto há pelo menos 5 anos. Atualmente, contudo, não há um tempo mínimo para se configurar a União Estável. Cabe ao juiz, nos processos judiciais, decidir com base no bom senso e nas provas produzidas se a relação é ou não duradoura.
Pela convivência pública, entende-se que a relação tem que se externar socialmente, devendo as pessoas do convívio social do casal ter conhecimento da relação e reconhece-los como pessoas que visam constituir uma família juntos.
A relação, além disso, deve ser contínua, encontros esporádicos – ‘’ficadas’’- sem qualquer pretensão de compromisso não constituem união estável.
Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, não é necessário que o casal more junto ou tenha filhos para se configurar a União Estável, embora morar sobre o mesmo teto e ter filhos em comum possam servir como prova da existência da União Estável.
Por fim, é importante dizer que a melhor prova deste tipo de relação será sempre a escritura pública ou o contrato particular de União Estável. Mas em grande parte das vezes o casal não formaliza (não põe no papel) a intenção de constituir uma relação duradoura, pública e contínua.
Porém, na falta da escritura pública ou do contrato particular de União Estável, podem ser utilizados outros documentos e provas para a sua comprovação:
Conta bancária conjunta
Declaração do Imposto de Renda em que o convivente consta como dependente
Declaração de Plano de Saúde em que conste o convivente como dependente
Registro de qualquer associação em que o convivente conste como dependente
Apólice de seguro em que o convivente conste como beneficiário
Prova do mesmo domicílio
Registro de fotos, vídeos em que os conviventes se apresentem como casal
Cartas de amor ou declarações
Prova testemunhal
Qualquer outro documento que possa comprovar a existência da União Estável
__________
Visite o site: www.fredericolopesadv.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário