Notícias Gerais
- Atualizado em
Vantagens de ter uma conta em dólar
Não é segredo para ninguém que, comparado ao dólar, o real é uma moeda que oscila muito mais. Por isso, para não enfraquecer o poder de compra e poder planejar compras e investimentos no exterior, muitas pessoas optam pela criação de uma conta corrente em dólar.
Entretanto, muita gente ainda não sabe que essa modalidade existe e nem quais são os benefícios de ter uma conta bancária dessa natureza. No texto abaixo, entenda do que isso se trata e quais as principais vantagens de abrir uma conta como essa.
O que é uma conta em dólar?
A conta em dólar é uma possibilidade sobre a qual muitas pessoas não têm conhecimento. Ela opera como uma conta bancária padrão, com o diferencial que as suas operações envolvem a moeda norte-americana. Essa característica dispensa a necessidade de fazer conversão cambial ao realizar transações internacionais.
Uma conta dessa natureza, além de possibilitar a realização de transferências e pagamentos em dólar, também permite receber valores em reais. Com isso, o usuário faz transferências para a conta internacional, com o dinheiro sendo convertido pelo banco seguindo a cotação cambial vigente.
Como esse tipo de conta funciona?
No geral, o funcionamento de uma conta assim é bastante similar às demais contas bancárias. O interessado escolhe uma instituição financeira que oferece esse tipo de conta e envia seus dados pessoais e comprovantes necessários para efetuar a abertura da conta.
Com a abertura da conta internacional, o cliente já pode movimentá-la, realizando tanto depósitos quanto transferências de valores para elas. Também é possível fazer compras em estabelecimentos e sites estrangeiros, enviar dinheiro para amigos ou familiares que moram no exterior ou mesmo fazer investimentos fora do país.
Entretanto, é importante lembrar que a maioria dessas contas é operada somente com a função de débito, obrigando o cliente a sempre se planejar na hora de fazer suas operações. Outro ponto relevante que precisa estar claro é que, por essas contas estarem sediadas no exterior, elas seguem as regras bancárias locais. Assim, é importante conhecer essa legislação de antemão.
Ainda é importante lembrar que cada banco tem suas próprias taxas, que são específicas para transações com a moeda norte-americana. Esse fator demanda atenção do usuário para que ele possa escolher a instituição mais vantajosa.
Vantagens da conta em dólar
Ter uma conta em dólar oferece vários benefícios para o usuário. Conheça algumas das principais abaixo.
Compras no exterior
Realizar compras no exterior torna-se muito mais fácil e bem menos estressante com uma conta em dólar. Com o pagamento feito instantaneamente na moeda local, a pessoa não precisa se preocupar com a recusa de lojas e sites do exterior.
Sem preocupação com o IOF
Uma das vantagens mais chamativas da conta em dólar é que não é necessário se preocupar com o câmbio ao realizar transferências bancárias ou pagamentos em dólar no exterior. Outro fator importante é que o usuário não precisa arcar com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em cada uma das transações, que cobra uma taxa de 6,38% em compras feitas por cartão.
Mobilidade Financeira
Outro benefício é a possibilidade de realizar transações financeiras em qualquer parte do mundo com facilidade, aproveitando do dólar ser amplamente aceito. Esse fator faz com que o usuário não precise se preocupar em avisar ao banco sobre compras no exterior antes de viajar e também com a ativação de cartões internacionais.
A conta também garante que o usuário tenha mais controle dos seus gastos e investimentos através de aplicativos.
Câmbio comercial
Ter uma conta em dólar é também uma maneira de controlar os gastos e ter despesas menores com compras no exterior. Isso porque quem tem uma conta como essa não precisa temer a cotação turismo, cobrada pelas casas de câmbio, visto que as transferências e depósitos utilizam o câmbio comercial como base.
Estabilidade
Por fim, a conta em dólar também é sinônimo de estabilidade para o indivíduo, sendo uma forma de proteger o patrimônio. Isso é possível porque a moeda norte-americana é um porto seguro contra a inflação, não sofrendo com a desvalorização em momentos de crise econômica como acontece com o real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário